bíblia on line 2 google hotmail yahoo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

BIBLICAMENTE EXISTE PASTOR?

Existe Pastor?
Quem é o verdadeiro Pastor e Mestre? 
- É aquele que cuida dos fiéis e responsável por alimentar suas almas com a Palavra de Deus.
- É aquele que dá o alimento espiritual.
- É aquele responsável por curar as feridas e livrar das garras do lobo.
- É aquele que dá banho nas ovelhas, tiras os carrapichos e os parasitas.
- É aquele que prestará contas de cada ovelha que está debaixo de sua autoridade, pois o rebanho não é dele e sim de Deus. 
- É também aquele que come da lã, da gordura e bebe o leite das ovelhas, e isto é perfeitamente normal.



Bíblicamente realmente existe Pastor?


- Na Epístola de Paulo aos Efésios 4.11; nos diz que:  Jesus concedeu alguns para, profetas outros para evangelista e outros para pastores e mestres.
- No caso deste último diz-se: Pastores e Mestres , não é um para Pastor, e outro separado para Mestre, é um só com duas funções de pastorear e ensinar, por isso acredito que pra ser Pastor não precise necessariamente ter uma faculdade ( Aquele que tem é  muito bom ), mas para ser Pastor tem que ter conhecimento bíblico, pois se não for assim como ele será Mestre? E conhecimento bíblico não se adquire somente em faculdades
- Como poderá ensinar o rebanho se não sabe nem para si próprio?

O alimento das ovelhas.


- As ovelhas do rebanho do Senhor se alimentam de Bíblia, pois a Palavra de Deus é o nosso alimento espiritual, ela é que tem a função de nos lavar e purificar (João 15:3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado), se o Pastor não tiver um conhecimento mínimo de bíblia, suas ovelhas ficam raquíticas espiritualmente, isto é: Passando fome, e ovelha magra passando fome fica fraca espiritualmente falando,e se tornando presa fácil para os predadores que, no caso dos cristão é o próprio satanás. ( 1 Pedro 5:8  Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar)

O rebanho do Senhor realmente precisa de um Pastor?

- Se não ouve-se necessidade do rebanho de Deus ser pastoreado por alguém, porque Jesus olhou pra Pedro e disse? (João 21:17 Apascenta as minhas ovelhas) Qualquer ser humano por mais ignorante, religioso e cego espiritualmente que seja, entenderia que quem apascenta ovelhas é um Pastor, e a igreja de Deus é considerada por Ele próprio como um rebanho de ovelhas. (João 21:17 Apascenta as minhas ovelhas)
- É lamentável o fato de alguns religiosos de algumas “igrejas” afirmarem que não existe Pastor na bíblia, e que não há necessidade deles, e pra piorar instrui os fiéis de que bíblia não é pra ler todo dia, que o Espírito Santo vai dar a palavra na hora, e vai pregar no culto aquele que sentir de Deus.
- Como então eles explicariam aquele versículo que diz; ( João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.) Veja que Jesus foi Pastor e Mestre e também ensinou.
- Como o Espírito Santo fará alguém lembrar do conhecimento que ele não tem? Será através de revelação? Se é revelação, pra que bíblia então? Pra juntar sujeira na estante? Alguém pode me responder?

Só os pastores podem cuidar das ovelhas?

1 Pedro 5.12 – Encontramos o próprio Pedro dizendo na carta que escreveu para igreja na Galácia, Capadódia Ásia e Bitínia que: Ele mesmo era Presbítero ( Depois que Jesus o chamou para apascentar as ovelhas ) e que estas igrejas eram pastoreadas por Presbíteros pois ele escreve ( Pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós ).
- Não podemos dizer a um presbítero; ( Presbiteriais a igreja de Deus ) e sim dizer a este mesmo Presbítero ( Pastoreai a igreja de Deus ).
- Isto deve-se ao fato da ordem do significado das palavras, pois o que apascenta é o Pastor, e não o Presbítero, mas isso funciona só na regra, pois na prática no novo testamento só encontramos Presbíteros e Bispos pastoreando igrejas, não sejamos ignorantes, isto é só uma questão título.
- É semelhante aquela história de Pai e Filho. ( Pai não é aquele que coloca no mundo, mas sim aquele que cria ) Podemos a luz da Palavra de Deus perfeitamente dizer que; Pastor não é aquele que tem o título, mas sim aquele que dá o alimento espiritual e apascenta o rebanho de Deus.

Presbítero ou Bispo?

- Em Atos Cap. 20: 17/28 – Paulo mandou chamar de Éfeso os Presbíteros da igreja, não mandou chamar os Pastores.
- Estes Presbíteros é que pastoreavam a Igreja de Deus em Éfeso, mas no versículo 28 o mesmo Paulo falando aos meus Presbíteros, agora olha para eles e diz que: ( O Espírito Santo, constitui eles como Bispos para pastorearem a Igreja de Deus )


Pastor? Presbítero? Bispo?

- Seria isto alguma confusão?
- Não de forma alguma ( Para um bom entendedor meia palavra basta, diz o ditado ) o que acontece é que: Bispo e Presbítero é a mesma pessoa com dois títulos e que, a Igreja pode ser pastoreada por Pastores, Presbíteros e Bispos, isto biblicamente falando.
- Hoje há Igrejas pastoreadas por Diáconos, Evangelistas e Missionários por falta de Pastores.
- Estaria isso errado?
- Não; é só questão de título, já vi muitos Pastores com títulos e até faculdades teológicas que não apascentam nem a própria vida, quanto mais as ovelhas.
- Se Deus não escolher o homem, o título não passa de nome sem efeito, sem graça, sem unção nenhuma. (Hebreus 5:4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. )


A ignorância e costumes dos cristãos

- Faça uma pesquisa no meio cristão de uma forma geral e você vai ver que; è constrangedor na maioria dos casos, tanto para cristãos como para obreiros se a Igreja for pastoreada por um Presbítero, e não por um Pastor, imagina por Diáconos, Evangelistas e Missionários, sem desmerecê-los é claro.
- O título é importante para o ser humano que é cheio de ”frescura e conhecimento próprio”.
- Enquanto não conhecemos a verdade sobre cada assunto, continuamos sendo ignorantes e rejeitando até mesmo o que é correto por causa dos nossos costumes.(Marcos 7:7 Em vão, porém, me adoram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.)
- Preste atenção quando alguém diz que certa igreja é pastoreada por um Bispo, a rejeição é bem menor que Presbítero, e não é a mesma coisa?  Bispo e Presbítero não é o mesmo? Pura ignorância bíblica.

Havia Pastores no Velho Testamento?

- É interessante como não podemos encontrar Bispos e Presbíteros no Velho Testamento, e sim encontramos Pastores.


Ezequiel 34

- O Senhor manda que Ezequiel profetize sobre os Pastores de Israel e diz: “ Aí dos Pastores de Israel
- Ai é uma expressão de dor, e é como se Deus estivesse falando que sua ira se acendeu sobre os Pastores de Judá dizendo: Vou pegar vocês e dar-lhes o que merecem, pois vocês são Pastores que apascentam a si mesmos, vocês não tem amor, comem da gordura, da carne, e se vestem da lã das ovelhas, mas não cuidam e nem as ensinam, vocês não fortalecem aquelas que estão fracas e nem curam aquelas que estão doentes, não trazem de volta a perdida e dominam sobre elas com rigor e dureza.
- Resumindo os Pastores de Israel usavam o dinheiro dos dízimos e das ofertas, mas cuidavam só de si próprios.

Os dias de hoje

- Trazendo isto para a realidade dos dias de hoje, uma parte dos Pastores só querem o dinheiro das ovelhas, andar de carro zero, viver em lindas e luxuosas casas, ( não que viver bem seja errado )  e quando uma ovelhinha ta precisando de uma visita, muitas vezes nem por telefone ele tem tempo, quando uma ovelha está doente ele não visita, quando uma ovelha se desgarra ele não vai atrás, o negócio dele é se o dinheiro está entrando, esta é sua maior preocupação, o dinheiro e o bem estar de sua família, o seu amor deve estar escondido e bem guardado em algum lugar que ninguém pode achar, ai ele sobre em cima do altar mete a boca em todo mundo, mas não ama ninguém, ele só pastoreia ( cuida ) de si próprio, é avarento ( amante do dinheiro e não de almas ) um verdadeiro desalmado.
- Quer um conselho, ore a Deus, e se Ele disser que sim vai ser ovelha de um Pastor descente.
- Fico admirado como eles usam de uma lábia terrível para arrancar dinheiro do povo, mas quando uma ovelha precisa, onde eles estão? Muito pelo contrário ele é que precisa das ovelhas pra se escorar.
- É por isso que Deus usou esta expressão de dor. ( Ai dos pastores de Israel )  nem Deus vai usar de misericórdia com eles.

Jeremias 56: 9/12

- Impressionante como o Senhor se dirigi aos Pastores de Israel neste texto, são chamados de cegos que não sabem de nada, são chamados de cães mudos que não podem ladrar ( isto é imprestáveis ) sonhadores preguiçosos que gostam de dormir, diz mais, que são como cães gulosos que nunca se fartam, que são pastores que nadam compreendem, que se voltam para os seus próprios caminhos, cada um para sua ganância.

A revelação de Jeremias 9/12

- Quando Deus chama os Pastores de cegos é porque eles não enxergam a verdade da Palavra de Deus.
- Quando Deus diz que eles não sabem de nada é porque eles não tem entendimento, e, por mais que estudam não conseguem ouvir a voz de Deus.
- Quando diz que eles são como cães mudos que não podem ladrar, está chamando os Pastores de imprestáveis, pois um cão mudo que não late só presta pra fazer sujeira, não podem ensinar pois são mudos. E até hoje não vi um Pastor mudo.
- Quando diz que são sonhadores, é porque vivem cheios de sonhos, projetos e pensamentos que não são de Deus e sim do seu próprio ego.
- Quando diz que eles são preguiçosos é porque eles não tem disposição para ensinar, visitar, para ouvir e socorrer as ovelhas, e muitos deles só correm atrás de uma ovelha se ela tiver uma situação financeira muito boa, ou se der um bom churrasco.
- Quando diz que são cães gulosos que nunca se fartam, é porque são avarentos, o olho deles crescem quando vêem o dinheiro das ovelhas.
- Quando diz que se voltam para os seus próprios caminhos, cada um para sua ganância, quer dizer que eles não ensinam a verdade por medo de perder membros, por causa da perda financeira somente, pois o interesse maior deles é construir impérios para seu próprio conforto, são verdadeiros lobos. Mas Deus vai dar pra eles o que eles merecem no último dia. (Mateus 7:20/23 -  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.)

Considerações

- Será que nos dias de hoje não temos Pastores assim?
- Um dos maiores motivos de termos aberto uma igreja foi justamente este, a ganância Pastoral e a falta de cuidado com a s ovelhas, pois eles ganham pra fazer e não fazem.
- Uma parte dos Pastores dos nossos dias estão como estes Pastores de Israel do Velho testamento, pegam o dinheiro e fazem o que querem principalmente para o seu próprio bem estar e de suas famílias, e não prestam contas pra ninguém, e quando a gente pergunta sobre a administração se transformam em verdadeiras feras selvagens e usam a palavra de Deus contra os membros, e assim vão subjugando o povo, esquecem o amor e a misericórdia de Deus e não conseguem ter uma visão de reino de Deus. Aqui em Londrina já tivemos alguns casos de Pastores que desviavam dinheiro das igrejas, justamente por não haver transparência.
- Abrimos uma igreja sim, e não uma porta de arrecadação de dinheiro.


  - Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas e não nos deixe perder a visão da sua Palavra como Ela é. ( Pois se procuro agradar a homens não serei servo de Deus )   


Por: Pastor – Roberto Tomé 
Londrina – Paraná – Brasil

Um comentário: