bíblia on line 2 google hotmail yahoo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A CONVERSÃO

    Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3
    Jesus nos traz uma importante lição neste versículo, Ele disse: Se não vos converterdes... vamos analizar.

- CONVERSÃO QUER DIZER MUDANÇA DE DIREÇÃO. 

    A primeira coisa citada no versículo é a mudança de vida. Cristo morreu na cruz do calvário para livrar o homem do pecado e da morte, mas não basta somente crer no seu sacrifício é necessário que haja em nós uma mudança de vida, uma mudança de direção, uma conversão autentica e genuína. Nós estávamos seguindo em uma direção, agora nos convertemos para Cristo, isto quer dizer que: A vida que viviamos era direcionada aos nossos próprios desejos e pecados, pois o Espírito Santo não habitava em nós.  Agora não somos mais de nós mesmos, e sim, somos de Cristo como afirmou o apóstolo Paulo em  1 Coríntios 6:19, quando disse que o Espírito Santo habitava em nós, e que nós não somos de nós mesmos e sim de Cristo.Paulo ainda foi mais longe e disse assim:  e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.

- O NOVO NASCIMENTO

    No capítulo 3 do evangelho de João Jesus disse para Nicodemos que ele precisava nascer denovo para ver o reino de Deus. Este mesmo Nicodemos era um homem de posição na sociedade e bastante estudado e questionou o Mestre se ele deveria entrar no ventre de sua mãe outra vez.  Jesus explicou para Nicodemos que aquele que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é Espírito. Isto quer dizer que  homem deve morrer para a prática do pecado e nascer denovo; mas agora nasce do Espírito Santo de Deus que o convence de que ele é pecador e precisa de um salvador. Isto é conversão, isto é novo nascimento, é deixar a vida de pecado para traz e não viver mais para si mesmo ,e sim viver para Deus por meio da obediência a Sua palavra.

- O NOVA CRIATURA

    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
    Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
    Análise a grandiosidade destes dois versículos, agora somos nova criatura, já ressuscitamos com cristo, e devemos buscar as coisas lá do alto. Isto quer dizer que: Se eu roubava agora não roubo mais, se eu xingava agora não xingo mais, se eu adulterava agora não adutero mais, se eu fumava agora não fumo mais, se eu vivia uma vida sexual devassa agora não vivo mais, devido ao fato de que eu nasci denovo e o meu velho homem foi crucificado com Cristo.  Isto quer dizer que o meu velho homem foi morto com Cristo na cruz e agora nasceu um novo homem que vive de uma forma diferente.  Agora devo buscar as coisas lá do alto; o amor, a misericórdia, o perdão, a santidade, a paz, a mansidão, a fé, e tudo aquilo que é bom e santo.  

- A SANTIFICAÇÃO

    Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14
    Sem a santificação ninguém pode ver a Deus. Santificação é separar-se do pecado, não viver mais para ele, é tornar-se santo, e só se torna santo aquele que abandona o pecado. Não estou dizendo que o homem não peca, mas que agora ele é justificado por Deus através do sangue de Cristo  derramado na cruz do calvário. O que não podemos, é viver mais uma vida pecaminosa, pois antes de conhecermos a Cristo éramos escravos do pecado, agora libertos por Ele não somos mais escravos do pecados e sim servos de Deus, vivemos para servi-lo.

- A VERDADEIRA CONVERSÃO

    Não pode haver conversão ( mudança de vida ) sem que haja um novo nascimento, sem que nós sejamos uma nova criatura, e sem que haja um processo de santificação em nós.
    O que Jesus queria dizer quando disse: se não vos converterdes é muito simples e fácil de entender.  Se nós não tivermos uma mudança de direção das nossas vidas e deixar Cristo matar o velho homem que habita em nós através de Sua palavra, e se não deixarmos Cristo fazer nascer em nós uma nova natureza que quer viver longe do pecado, não poderemos de modo algum ver o reino dos céus.

- SER COMO CRIANÇA

    O segundo fato do versículo é que Jesus também disse, que deveríamos nos tornar como crianças para ver o reino dos céus. Isto também é de fácil compreensão se observarmos a pureza das crianças.
    Na igreja temos várias crianças, e de vez em quando sai uma briga porque uma criança empurrou e derrubou a outra. Agora eu te pergunto quanto tempo você demoraria para perdoar alguém que te empurrasse, que te socasse, que te ofendesse? Dependendo da dureza do coração talvez anos. Mas as crianças não são assim, em questão de minutos elas esquecem de tudo e assim voltam a brincar, sabe porque? O perdão é instantaneo no coração delas. Se o nosso coração não atingir o grau de perdão instantaneo, também não poderemos ver o reino dos céus. Quando não perdoamos ficamos impossibilitados de receber o perdão de Deus. Leia Mateus 18:23/35   

- CONSIDERAÇÕES

    Não há como ver o reino dos céus sem uma mudança de vida, e que esta mudança de vida consista em um novo nascimento através do Espírito Santo e da palavra de Deus, não há como ver o reino dos céus se não houver em nós uma vida de renuncia, de tudo aquilo que não presta, e que esta renuncia gere em nós a separação do pecado (santificação) e depois de tudo isso, se não conseguirmos ter um coração perdoador como de criança, podemos ter certeza de uma coisa, estaremos mais para convencidos de pecado do que convertidos em Cristo.
    Que Deus abençoe a todos......
               Pastor Roberto Tomé – Comunidade Cristã Rio da Vida - Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário