segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DENÚNCIA - DESMATAMENTO NO PANTANAL



    MÊS PASSADO FUI DE LONDRINA PARA VILHENA EM RONDÔNIA E, NA VOLTA VIM DE AVIÃO EM UM VÔO DA TRIP, EM UM ATR-42 DE VILHENA PARA CUIABÁ. COMPREI UMA PASSAGEM NA JANELA PARA PODER TIRAR ALGUMAS FOTOS AÉREAS DO PANTANAL.
    FIQUEI BASTANTE ASSUSTADO COM O QUE EU VI, UM DESMATAMENTO CRUEL  E IMPIEDOSO NO PANTANAL. ENORMES PLANTAÇÕES E PASTAGENS QUE FIZERAM NO MEIO DA FLORESTA.  SE CONTINUAR ASSIM O PANTANAL  DEIXARÁ DE EXISTIR EM 20 OU 30 ANOS, E A HUMANIDADE PERDERÁ MILHARES E MILHARES DE ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA.
    ESTOU COMEÇANDO A ENTENDER A RAZÃO PELA QUAL  ESTAMOS SENTINDO TANTA DIFERENÇA NO CLIMA AQUI NO SUL DO BRASIL, FAZ FRIO E CALOR EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO AQUI EM LONDRINA.  JÁ OBSERVEI DIAS EM QUE A TEMPERATURA VARIOU ENTRE 12 E 30 GRAUS EM NOSSA CIDADE.  AS FLORES-DE-MAIO ESTÃO FLORESCENDO EM JULHO COM DOIS MÊSES DE ATRASO, A NATUREZA ESTÁ UM TANTO DESCONTROLADA.   
    A TEMPERATURA ESTÁ SUBINDO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBAM.  E TUDO ISTO COM CERTEZA FRUTO DO DESMATAMENTO GANANCIOSO DOS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS.
    NÃO SE ASSUSTEM AMIGOS MORADORES DO PANTANAL SE DENTRO DE ALGUMAS DÉCADAS NÃO EXISTIREM AQUELAS BELAS ARARAS SOBREVOANDO SOBRE VOSSAS CABEÇAS,
NÃO SE ASSUSTEM SE A TEMPERATURA EM CUIABÁ PASSAR DE 50 GRAUS E AQUI NO SUL A MAIS DE 40.
    ONDE ESTÃO OS NOSSOS POLÍTICOS DE BRASÍLIA QUE NÃO CRIAM LEIS DE PROTEÇÃO A ESTE TÃO GRANDE PATRIMÔNIO? E SE JÁ CRIARAM, ONDE ESTÁ O GOVERNO QUE NÃO PÕE ESTAS POLÍTICAS EM PRÁTICA?  PORQUE CONTINUAM DESTRUINDO O PANTANAL E NINGUÉM FAZ NADA? ONDE ESTÁ A IMPRENSSA PRA MOSTRAR AO BRASIL ESTA DURA REALIDADE? HOJE O PANTANAL, AMANHÃ A AMAZÔNIA E DEPOIS DE AMANHÃ O QUE SERÁ QUE NÓS VAMOS RESPIRAR, JÁ QUE OS PULMÕES DO PLANETAS ESTÃO VIRANDO PLANTAÇÕES E PASTOS?
    QUANDO SERÁ QUE O AMBIENTALISMO SERÁ MATÉRIA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS? QUANDO SERÁ QUE TEREMOS POLÍTICOS QUE HONRAM O CARGO E QUE LHES OUTORGAMOS ATRAVÉS DE NOSSOS VOTOS? SERÁ QUE VAMOS ESPERAR O NOSSO AR SE CONTAMINAR DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, PRA DEPOIS TENTARMOS FAZER ALGUMA COISA? É INACEITÁVEL O FATO DE QUE SE MORRA VÁRIAS PESSOAS EM UMA ESQUINA DE CIDADE GRANDE, PARA QUE AS AUTORIDADES DE CONCIENTIZEM DE QUE AQUELE LOCAL PRECISA DE SINALIZAÇÃO. A FAUNA E A FLORA É COISA SÉRIA, NÃO ESTÃO AI POR ACASO E SIM PARA O NOSSO BEM, CARRO SEM COMBUSTÍVEL NÃO ANDA E SE CONTINUARMOS ASSIM NO DESCASO VAMOS PAGAR O PREÇO DA NOSSA NEGLIGÊNCIA. 
    NÃO ESTRANHEM AMIGOS DO PANTANAL  SE VOCÊS DAQUI ALGUMAS DÉCADAS SOBREVOAREM O NOSSO PANTANAL, E SÓ ENCONTRAREM PLANTAÇÕES E PASTOS.
    ASSIM COMO JÁ DESTRUÍRAM O PARANÁ E OUTROS ESTADOS ESTÃO DESTRUÍNDO O PANTANAL. EU FOTOGRAFEI A PROVA DOS CRIMES ENTRE VILHENA E CUIABÁ





 

2 comentários:

  1. Caro Tomé,isso esta acontecendo em todo Mato Grosso como na Amazonia,vi a poucos dias uma reportagem sobre isso e sabe qual é a desculpa porque está VIRANDO PLANTAÇÕES E PASTOS , tem que alimentar o povo , quantos as leis , existe sim só como todas a ganancia é maior e as leis não são cumpridas.

    ResponderExcluir